5 Passos para elaborar um Planejamento Estratégico

Normalmente quando chegamos ao final de um ano, ou de um determinado período, analisamos o que deu certo e o que deu errado no alcance dos objetivos que traçamos. E também é o momento em que definimos e projetamos o que queremos para o próximo ano. O que muitas vezes deixamos de fazer é de definir o que iremos fazer para alcançar esses objetivos. Parece óbvio, porém um grande percentual de empresários não determinam estas ações e simplesmente confiam no seu instinto de que durante o período vão tomar as ações necessárias.

Por muito tempo esta forma de agir foi eficiente, porém com a rápida globalização e a facilidade em obter informações, o mercado se tornou tão competitivo, tornando cada vez mais importante a busca por informações para prever e planejar como alcançar seus objetivos.

“Neste artigo eu vou apresentar os 4 passos para realizar um planejamento estratégico real e coerente com o contexto em que a empresa está inserida e com os objetivos traçados, utilizando como base uma das ferramentas mais utilizadas em todo o mundo: a análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats), traduzidas para o português, elas significam Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.”

1° Passo: DEFINIR OBJETIVOS

O primeiro passo é saber onde se quer chegar. Ou seja, definir quais são os seus objetivos para o próximo período. Somente após esta definição é possível iniciar o planejamento estratégico.

2° Passo: LEVANTAR INFORMAÇÕES DO CONTEXTO DA ORGANIZAÇÃO.

Como nossos resultados são diretamente afetados positiva ou negativamente pelo contexto em que a organização está inserida, é primordial buscar informações do ambiente interno, ou seja, de dentro da empresa, situações que estão sob seu controle, como: pessoas (funcionários, diretores e outras pessoas envolvidas), Infraestrutura, Processos, Ambiente (valores, política, diretrizes), entre outros. E também informações do ambiente externo como: política, economia, regulamentações, tecnologias, concorrentes, entre outros.

Quanto maior o número de informações sobre o contexto em que a organização está inserida, maior as chances de êxito.

Tendo em vista a complexidade deste passo, é recomendável definir as pessoas adequadas para levantar cada tipo de informação.

Após o levantamento destas informações, reúna a equipe envolvida e registre todas as estas informações em um quadro, como no exemplo abaixo:

3° Passo: CLASSIFICAR O CONTEXTO DA ORGANIZAÇÃO.

Já com as informações do contexto da organização, agora é preciso identifica-las como: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.

Quais informações do ambiente interno são forças (pontos positivos) que irão favorecer o alcance dos objetivos?

Quais informações do ambiente interno são fraquezas (pontos negativos) que irão dificultar o alcance dos objetivos?

Quais informações do ambiente externo são oportunidades (pontos positivos) que irão favorecer o alcance dos objetivos?

Quais informações do ambiente externo são ameaças (pontos negativos) que irão dificultar o alcance dos objetivos?

Veja um exemplo de como registrar estas informações:

4° Passo: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.

Agora sim é o momento de definir as estratégias da sua empresa. Com os objetivos e metas definidos, com o levantamento e análise do contexto da organização, você pode definir ações concretas e reais para extrair o melhor da sua empresa e obter os melhores resultados.

Desta forma, para definir as ações é preciso responder as seguintes perguntas:

  1. Como posso utilizar meus pontos fortes para alcançar meus objetivos e aproveitar as oportunidades?
  2. Como posso minimizar ou eliminar os meus pontos fracos, para não comprometer os meus resultados no alcance dos meus objetivos?
  3. Como posso me preparar para aproveitar as oportunidades e me proteger das ameaças?

Assim que definir as ações do planejamento estratégico deve-se definir: COMO será feito, QUANDO deve ser feito (prazo) e QUEM fará (Responsável).

5° Passo: AVALIAÇÃO E ATUALIZAÇÃO.

É importante estar ciente, de que até o momento nós fizemos uma planejamento, ou seja, as ações que entendemos ser necessárias para alcançar um objetivo, mas isto não é uma garantia de que o resultado será alcançado, seja por má execução das atividades planejadas, falta de informações e experiencias no momento de definir as ações, entre outros fatores. Por isto é extremamente importante este quinto passo, que é acompanhar a realização das ações definidas e analisando se eles estão gerando os resultados esperados, se os objetivos estão sendo alcançados.

Caso os objetivos não estejam sendo alcançados, deve-se avaliar o que não deram certo e definir novas ações estratégicas com base na sua experiência adquirida.

Desta forma estará aplicando a metodologia do ciclo PDCA: Planejar, Executar, Controlar e Agir de acordo com os resultados obtidos,

Tenho certeza que com estas dicas e passo a passo você conseguirá tirar as idéias da cabeça e fazer acontecer, seja na sua empresa ou na sua vida pessoal, proporcionando grandes resultados.

Se quiser saber mais sobre como elaborar o seu planejamento estratégico, clique aqui que a nossa equipe está preparada para te auxiliar e assessorar.

Comente abaixo sua opinião e experiência sobre o planejamento estratégico.