5 Passos para elaborar um Planejamento Estratégico
Normalmente quando chegamos ao final de um ano, ou de um determinado período, analisamos o que deu certo e o que deu errado no alcance dos objetivos que traçamos. E também é o momento em que definimos e projetamos o que queremos para o próximo ano. O que muitas vezes deixamos de fazer é de definir o que iremos fazer para alcançar esses objetivos. Parece óbvio, porém um grande percentual de empresários não determinam estas ações e simplesmente confiam no seu instinto de que durante o período vão tomar as ações necessárias.
Por muito tempo esta forma de agir foi eficiente, porém com a rápida globalização e a facilidade em obter informações, o mercado se tornou tão competitivo, tornando cada vez mais importante a busca por informações para prever e planejar como alcançar seus objetivos.
“Neste artigo eu vou apresentar os 4 passos para realizar um planejamento estratégico real e coerente com o contexto em que a empresa está inserida e com os objetivos traçados, utilizando como base uma das ferramentas mais utilizadas em todo o mundo: a análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats), traduzidas para o português, elas significam Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.”
1° Passo: DEFINIR OBJETIVOS
O primeiro passo é saber onde se quer chegar. Ou seja, definir quais são os seus objetivos para o próximo período. Somente após esta definição é possível iniciar o planejamento estratégico.
2° Passo: LEVANTAR INFORMAÇÕES DO CONTEXTO DA ORGANIZAÇÃO.
Como nossos resultados são diretamente afetados positiva ou negativamente pelo contexto em que a organização está inserida, é primordial buscar informações do ambiente interno, ou seja, de dentro da empresa, situações que estão sob seu controle, como: pessoas (funcionários, diretores e outras pessoas envolvidas), Infraestrutura, Processos, Ambiente (valores, política, diretrizes), entre outros. E também informações do ambiente externo como: política, economia, regulamentações, tecnologias, concorrentes, entre outros.
Quanto maior o número de informações sobre o contexto em que a organização está inserida, maior as chances de êxito.
Tendo em vista a complexidade deste passo, é recomendável definir as pessoas adequadas para levantar cada tipo de informação.
Após o levantamento destas informações, reúna a equipe envolvida e registre todas as estas informações em um quadro, como no exemplo abaixo:
3° Passo: CLASSIFICAR O CONTEXTO DA ORGANIZAÇÃO.
Já com as informações do contexto da organização, agora é preciso identifica-las como: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.
Quais informações do ambiente interno são forças (pontos positivos) que irão favorecer o alcance dos objetivos?
Quais informações do ambiente interno são fraquezas (pontos negativos) que irão dificultar o alcance dos objetivos?
Quais informações do ambiente externo são oportunidades (pontos positivos) que irão favorecer o alcance dos objetivos?
Quais informações do ambiente externo são ameaças (pontos negativos) que irão dificultar o alcance dos objetivos?
Veja um exemplo de como registrar estas informações:
4° Passo: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
Agora sim é o momento de definir as estratégias da sua empresa. Com os objetivos e metas definidos, com o levantamento e análise do contexto da organização, você pode definir ações concretas e reais para extrair o melhor da sua empresa e obter os melhores resultados.
Desta forma, para definir as ações é preciso responder as seguintes perguntas:
- Como posso utilizar meus pontos fortes para alcançar meus objetivos e aproveitar as oportunidades?
- Como posso minimizar ou eliminar os meus pontos fracos, para não comprometer os meus resultados no alcance dos meus objetivos?
- Como posso me preparar para aproveitar as oportunidades e me proteger das ameaças?
Assim que definir as ações do planejamento estratégico deve-se definir: COMO será feito, QUANDO deve ser feito (prazo) e QUEM fará (Responsável).
5° Passo: AVALIAÇÃO E ATUALIZAÇÃO.
É importante estar ciente, de que até o momento nós fizemos uma planejamento, ou seja, as ações que entendemos ser necessárias para alcançar um objetivo, mas isto não é uma garantia de que o resultado será alcançado, seja por má execução das atividades planejadas, falta de informações e experiencias no momento de definir as ações, entre outros fatores. Por isto é extremamente importante este quinto passo, que é acompanhar a realização das ações definidas e analisando se eles estão gerando os resultados esperados, se os objetivos estão sendo alcançados.
Caso os objetivos não estejam sendo alcançados, deve-se avaliar o que não deram certo e definir novas ações estratégicas com base na sua experiência adquirida.
Desta forma estará aplicando a metodologia do ciclo PDCA: Planejar, Executar, Controlar e Agir de acordo com os resultados obtidos,
Tenho certeza que com estas dicas e passo a passo você conseguirá tirar as idéias da cabeça e fazer acontecer, seja na sua empresa ou na sua vida pessoal, proporcionando grandes resultados.
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Comente abaixo sua opinião e experiência sobre o planejamento estratégico.